Olá amigos leitores, bem vindos a minha coluna semanal aqui no Boteco Sofia. Com o objetivo de falar sobre temas cotidianos com uma perspectiva critico-filosófica, pretendo fugir do ponto de vista “neutro” difundida por jornalistas, e dar minhas opiniões sobre o que acontece no mundo hoje.
Das filas de super-mercado a guerra civil na síria, essa coluna se preocupará em ser uma lupa de aumento para tudo de relevante (ou não) que acontece no nosso pitoresco mundo contemporâneo.
Banida pelo governo brasileiro durante a ditadura militar, a filosofia é mais do que uma mera forma de arrogância intelectual para aqueles que circulam dentro da universidade. Pode e deve alcançar um numero muito maior de pessoas, mesmo aquelas que nunca abriram um livro de Kant ou Nietzsche. Produzir Filosofia e Ciência sem ter como objetivo atingir a população em geral é como fazer politica por ela mesmo, por partidos que governam para si e não para o país como um todo.
Questionar premissas pré-estabelecidas, potencializar o pensamento, quebrar paradigmas… pra mim, esses são alguns dos objetivos da filosofia que traremos ao blog. E se um dia ela já foi produzida em praças e jardins, hoje ela se encontra acuada dentro de paredes grandes e frias, como uma prisoneira, o Boteco Sofia pretende mediar essa reconciliação da população/filosofia e levar todos para comemorar no bar.
Saudações do Bêbado Hugo Souza, e até semana que vem! (ou não)

“Banida pelo governo brasileiro durante a ditadura militar, a filosofia é mais do que uma mera forma de arrogância intelectual para aqueles que circulam dentro da universidade. Pode e deve alcançar um numero muito maior de pessoas, mesmo aquelas que nunca abriram um livro de Kant ou Nietzsche. Produzir Filosofia e Ciência sem ter como objetivo atingir a população em geral é como fazer politica por ela mesmo, por partidos que governam para si e não para o país como um todo.”
Q foda isso *-* uma daquelas verdades que batem no osso…